sexta-feira, 30 de março de 2012

Exercicios Verbos

EXERCÍCIOS COM PRETÉRITO PERFEITO
1) Complete as frases abaixo com Pretérito Perfeito:

1) Ontem (estar).......................bom tempo.
2) Anteontem (ir)..................ao circo.
3) Você (atender).....................o telefone?
4) Às vezes o José come muito, mas hoje não (comer)......................nada.
5) O supermercado (abrir)...........................às 8h.30m.
6) Eu já (ter) ........................... um carro preto.
7) O banco (fechar) ..........................cedo.
8) A porta (abrir-se) ...........................
9) Quem (cantar) .............................. .no coro da igreja?
10) Nós (encontrar) .................................. as chaves no quarto.
11) Ela (ser) ................................. amiga do Paulo.
12) Você (estudar) ........................... português? Quando?
13) Ontem (ir) ....................... ao banco.
14) O filme (ser) ........................... interessante.
15) Eu (ser) ........................... professora do Rogério.
16) Você já (estar) ............................ em Natal?
17) Eu (estar)............................em casa de manhã.
18) No fim-de-semana passado nós (ter) ....................... muito trabalho.
19) Ela (ter).....................um papagaio.
20) Ela (ter)....................sorte.

Complete o texto com o tempo adequado:

Ontem, a Teresa _________ (trabalhar) muito. Ela ______ (ser) para a sua loja e _______ (ter) um dia cheio. Antes de chegar à loja, ela ______ (levar) o filho ao colégio. Depois ______ (abrir) a loja e ______ (atender) os clientes. De manhã ______ (haver) muitas pessoas. E à tarde ela ______ (fazer) imensas coisas na loja. _______ (vir) pessoas de fora da cidade para _______ (comprar) na loja da Teresa. Eu também _______ (querer) ir lá, mas não _______ (ter) tempo para isso.

Na semana passada, o Tiago e eu ______(ir) ao estádio ver um jogo de futebol. _________ (gostar) muito de ver o jogo.. No dia do jogo nós _______ (partir) muito cedo de casa. Eu _____ (gastar) tanto dinheiro naquele dia em cachecóis e outros produtos que _____ (dar) quase todo o meu salário do mês ao clube do meu coração. Os meus amigos _______(dizer) que eu______ (ser) demasiado gastador. Mas eu não _______ (poder) resistir. E vocês, também _______ (estar) lá no estádio?

Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas.

Confiou conviveu deu deu foi foi nasceu nasceu protegeu saiu viu

1. A Índia Tainá __________ na floresta.
2. O avô lhe _____________ a pedra de Muiraquitã.
3. O avô __________________ força e coragem à Tainá
4. Ou __________________ a pedra que lhe _________________ força e coragem?
5. Ela __________________no calcanhar do caçador.`
6. A menina _____________________ atrás do caçador.
7. O homem não _____________________ a árvore.
8. A menina _____________________ com um papagaio.
9. Mas ela _____________________ todos os animais.
10. A Catiti _____________________também na floresta.

Complete com o Pretérito Perfeito
Ontem, a Teresa _________ (trabalhar) muito. Ela ______ (ser) para a sua loja e _______ (ter) um dia cheio. Antes de chegar à loja, ela ______ (levar) o filho ao infantário. Depois ______ (abrir) a loja e ______ (atender) os clientes. De manhã ______ (haver) muitas pessoas. E à tarde ela ______ (fazer) imensas coisas na loja. _______ (vir) pessoas de fora da cidade para _______ (comprar) na loja da Teresa. Eu também _______ (querer) ir lá, mas não _______ (ter) tempo para isso.
Na semana passada, o Tiago e eu ______(ir) ao estádio ver um jogo de futebol. _________ (gostar) muito de ver o jogo.. No dia do jogo nós _______ (partir) muito cedo de casa. Eu _____ (gastar) tanto dinheiro naquele dia em cachecóis e outros produtos que _____ (dar) quase todo o meu salário do mês ao clube do meu coração. Os meus amigos _______(dizer) que eu______ (ser) demasiado gastador. Mas eu não _______ (poder) resistir. E vocês, também _______ (estar) lá no estádio?
Complete com o Pretérito Perfeito
1. (querer) Eu _______________ macarrão no almoço.
2. (nascer) Ela _______________em dezembro.
3. (vender) Você _______________tomate fresco ontem.
4. (comer) A gente _______________ batata frita com maionese.
5. (beber) Nós _______________ muita cerveja na festa.
6. (vender) Ele _______________ o carro dele ontem.
7. (comer) Eu _______________ pizza semana passada.
8. (beber) Vocês _______________ vinho português.
9. (nascer) Ela _______________ na Paraíba.
10. (querer) Você _______________ comer chocolate depois do jantar.
11. (responder) Você já _______________ ao email de sua amiga?
12. (escrever) Ela _______________ a carta de recomendação para você?
13. (aprender) Onde vocês _______________ português?
14. (vender) Ele _______________ a casa dele semana passada.
15. (vender) Você _______________ seu imóvel?
16. (responder) A senhora já _______________ ao anúncio de seu carro?
17. (comer-beber) Você _______________ lasagna e eu _______________ guaraná.
18. (receber) Ontem, ele _______________ o salário dele.
19. (responder) Segunda feira passada, Luís _______________a oferta de trabalho.
20. (perceber) Vocês _______________ que a situação é delicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!